Av. Herval, 287 - Atendimento: 2ª a 6ª feira, 08h às 17h - Estacionamento Gratuito
O termo “Compliance” advém da palavra de origem inglesa “Comply”, que significa agir em sintonia com as regras. Trata-se de um conjunto de mecanismos tendentes ao cumprimento de normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidos para o negócio e para as atividades da organização. Visa a prevenir, detectar e sanar todo e qualquer desvio ou não cumprimento que ocorra.
O suborno constitui um fenômeno generalizado. Ele causa sérias preocupações sociais, morais, econômicas e políticas, debilita a boa governança, dificulta o desenvolvimento e distorce a competição. Corrói a justiça, mina os direitos humanos e é um obstáculo para o alívio da pobreza. O suborno também aumenta o custo de fazer negócios, introduz incertezas nas transações comerciais, eleva o custo dos bens e serviços, diminui a qualidade dos produtos e serviços, o que pode levar à perda de vidas e propriedades, destrói a confiança nas instituições e interfere na operação justa e eficiente dos mercados.
A Política de Compliance e Antissuborno do 3º Tabelionato de Notas de Maringá tem por objetivo estabelecer procedimentos e mecanismos internos que garantam o cumprimento das obrigações de compliance da Serventia, e mitigar os riscos de não compliance e suborno pelas partes interessadas.
Confira abaixo nossa Política de Compliance e Antissuborno, disciplinada pela Portaria Interna nº 02/2023.